Setor hoteleiro da Chapada comemora altos índices de ocupação

0
11
Pratinha é um dos fascinantes cenários da Chapada Diamantina. Foto: Tatiana Azeviche/ Secom Gov. Bahia

Cleidiana Ramos

Os hotéis da Chapada Diamantina comemoram os altos índices de ocupação no período de Carnaval. A região, conhecida por trilhas que oferecem visão para cenários inesquecíveis, cachoeiras e outras atrações naturais, foi uma das preferidas por turistas que buscaram outras opções de lazer durante a folia. Os dados são da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

De acordo com o órgão do governo da Bahia, 95% dos leitos de hotéis e pousadas foram preenchidos em Lençóis. Outra das cidades mais procuradas da região, Mucugê, teve índice de ocupação alcançando a marca de 100%.

Ecoturismo   

A Chapada Diamantina é um dos destinos baianos que mais recebe visitantes , especialmente quem curte o ecoturismo. Em municípios como Lençóis, os atrativos são múltiplos com destaque para o Morro do Pai Inácio, além de ser o ponto de partida para a visita a locais como as grutas Patinhas e Lapa Doce e a cachoeira Ribeirão do Meio.

Morro do Pai Inácio é um dos pontos mais visitados na Chapada Diamantina. Foto: João Ramos | Secom Gov. Bahia

Lençóis tem ainda um rico patrimônio arquitetônico, pois foi a “capital” local da mineração de diamantes. Favorecida por mananciais como o Rio Paraguaçu, o maior do estado e meio de integração regional, tem uma sólida estrutura para receber visitantes oferecendo desde os equipamentos hoteleiros até opções para acampar, albergues e hostels.

Outra das localidades impressionantes da região é Igatu, distrito do município de Andaraí. Com as casas de pedra da época do garimpo, o local é conhecido como a Machu Picchu baiana e também oferece belas trilhas. Em uma delas, a Rampa do Caim, é possível contemplar o encontro entre os rios Paraguaçu e Pati com uma “cortina de pedra” servindo como ponto de integração.

Tem ainda o Vale do Capão, um dos destinos mais procurados na Chapada que oferece a experiência de convivência prática com o respeito ao meio ambiente. O local também é conhecido pelas belas trilhas e cachoeiras. Outra localidade fascinante da região é o Poço Encantado, localizado no município de Itaeté.

Beleza do Poço Encantado impressiona. Foto: Tatiana Azeviche/ Secom Gov. Bahia

Confira mais sobre a Chapada Diamantina clicando aqui. 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens sobre esse destino: