Salvador festeja Santa Luzia

0
10
Procissão de Santa Luzia Na foto: Foto: Elói Corrêa/ AGECOM

Cleidiana Ramos

Fotos: Elói Corrêa/ Secom Gov. Bahia

Nesta quarta, 13, tem festa para Santa Luzia, protetora da visão, na Igreja do Santíssimo Sacramento do Pilar e Santa Luzia, localizada no bairro do Comércio, em Salvador. Tem missa às 6 horas, 8 horas, 15 horas e 17 horas, mas a solene será às 10 horas seguida de procissão. É uma excelente oportunidade para conhecer um dos mais belos conjuntos arquitetônicos da capital baiana.

A igreja, embora ainda enfrente problemas em sua infraestrutura  (que levou a festa  a ser celebrada em áreas anexas, como a sacristia, durante mais de 20 anos), é um imóvel do século XVIII. Ele foi construído pela comunidade espanhola que o dedicou a Nossa Senhora do Pilar, mas foi o culto a Santa Luzia que ganhou maior proeminência.

A construção tem um cemitério anexo e também a gruta de onde brota a água que os devotos de Santa Luzia aguardam horas em uma fila para recolher. Ela é considerada milagrosa para resolver problemas nos olhos, pois a santa é tida como protetora da visão e padroeira dos oftalmologistas.

Luz em meio à escuridão

Segundo a tradição católica, Luzia viveu na cidade italiana de Siracusa, no século III. Converteu-se ao cristianismo na época da perseguição aos praticantes desta religião e, após recusar um casamento, pois havia feito um voto de castidade foi denunciada às autoridades.

A moça sofreu várias torturas sem que aceitasse renunciar a sua fé até que resolveram arrancar-lhe os olhos. Após esta violência teria, milagrosamente, continuado a enxergar. É por isso que em sua iconografia clássica ela segura um prato onde se pode ver um par de olhos.

Serviço:

O que: Festa de Santa Luzia

Quando: Amanhã, quarta, 13 de dezembro

Onde: Igreja do Santíssimo Sacramento do Pilar e Santa Luzia. Endereeço: Praça do Pilar, 55B, Comércio.     

   

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens sobre esse destino: