Procissão do Fogaréu ilumina noite santa em Serrinha

0
22

Cleidiana Ramos

Fotos: Rita Barreto/Secom Gov. Bahia

O padrão do feriado da Semana Santa mudou e já não se limita a descansar em áreas litorâneas, por exemplo. A festa traz a oportunidade para mergulhar em atividades com características religiosas, mas que permitem conhecer eventos de culturas regionais, o que é uma excelente alternativa. A Bahia tem muitas destas ofertas e uma é especial: a Procissão do Fogaréu, realizada em Serrinha, cidade que fica a pouco mais de duas horas de Salvador (190 km).

A procissão acontece na noite da Quinta-feira Santa logo após a missa conhecida como “Lava-Pés”, pois nela o padre repete o gesto de lavar os pés de 12 pessoas como fez Jesus, segundo  a narrativa dos evangelhos, para pregar a humildade. Em um percurso de quatro quilômetros, a procissão ilumina os locais por onde passa com a luz das velas levadas por seus integrantes. Na caminhada, a prisão de Jesus no Monte das Oliveiras também é encenada .

Participantes da procissão levam velas iluminando o caminho por onde passam

A Procissão do Fogaréu é realizada na cidade há 88 anos e atrai dezenas de visitantes tornando-se um dos eventos mais conhecidos das celebrações da Semana Santa na Bahia. Saiba mais sobre os Caminhos do Sertão

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens sobre esse destino: