Fortaleza de Morro de São Paulo conta histórias de defesa da Bahia

0
5

Cleidiana Ramos

Fotos: Tatiana Azeviche/ Secom Gov. Bahia 

Além das praias e baladas que prolongam a diversão por todo o dia, Morro de São Paulo possui um rico patrimônio histórico e cultural. Uma das joias da arquitetura local é conhecida como “fortaleza” e, restaurada, será aberta à visitação.

O imóvel conta a história das ações portuguesas para defender a sua importante possessão nas Américas.Erguida no século XVII, a fortificação foi palco de batalhas e construída com pedras e óleo de baleia para proteger o arquipélago de Tinharé,  estratégico para o abastecimento de Salvador. A construção chegou a ser considerada o maior sistema defensivo do Brasil colonial.

A fortaleza tem cerca de 700 metros de extensão e possui um pórtico que é atravessado por quem chega a Morro de São Paulo pelos cais. O local também é muito procurado por turistas e moradores para observar o pôr-do-sol.

Restauro

No último sábado, 20, uma cerimônia que contou com a participação do governador da Bahia, Rui Costa, marcou a entrega da obra de restauro da fortaleza, um investimento de R$ 14,4 milhões viabilizados por meio de uma parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Secretaria do Turismo, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e Iphan.

A primeira etapa da obra possibilitou a recuperação da muralha e em seguida foi restaurado o chamado Corpo da Guarda e Forte da Ponta. A partir de agora, o espaço vai abrigar um museu, exposições, espetáculos teatrais e outros eventos culturais.

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens sobre esse destino: