Fique por dentro dos espaços oficiais da folia baiana

0
67
O bloco Malê Debalê foi uma das agremiações contempladas com o projeto Ouro Negro, do governo do Estado, no Carnaval do ano passado. Foto: Elói Corrêa/Secom Gov. Bahia

Cleidiana Ramos

Fotos: Divulgação

Arte: Cleidiana Ramos

O Carnaval de Salvador é diverso, cheio de atrações e peculiaridades. Por isso é importante ter algumas informações básicas para curti-lo com todas as suas potencialidades. Uma das características básicas é a divisão dos desfiles de blocos e trios por “circuitos”. Cada um deles tem marcas bem específicas e hoje já somam seis endereços.

O Destinos da Bahia te dá um guia para não perder o melhor da festa.

 

É o mais antigo e que concentrava toda a folia até que, em meados da década de 1990, a cantora Daniela Mercury resolveu desfilar na Barra dando origem a outro espaço oficial da festa. O nome é uma homenagem a um dos inventores do trio elétrico, Osmar Macedo, que criou o equipamento ao lado do seu amigo, Antônio Adolfo Nascimento, conhecido como Dodô. É o palco dos blocos de samba, afoxés, blocos afros e estrelas da axé music.

Principais atrações:  Quinta tem a noite do samba, o brilho do Bankoma e na madrugada de domingo a passagem do Ilê.  Também no domingo, a partir das 13 horas, tem o trio independente comandado por Saulo.

Confira o que vai rolar no circuito durante os dias de Carnaval.  

O espaço faz uma homenagem a outro inventor do trio elétrico, Antônio Adolfo Nascimento, conhecido como Dodó. É o local que reúne a maioria absoluta dos camarotes e, por isso, concentra a maioria das celebridades que visitam o Carnaval soteropolitano. Nestes espaços é comum esbarrar em uma estrela de novela, top models e outros vips.

Principais atrações: Amanhã, quinta, 8, o espaço recebe a abertura oficial do Carnaval às 17h15 com Claudia Leitte e rapper Pitbull. Em seguida tem o trio independente com Bell Marques e a noite promete mais ainda com Daniela Mercury e outras atrações.

Daniela Mercury é presença marcante no circuito Dodô

Confira a programação completa do circuito.

Batatinha foi um dos ícones do samba brasileiro. O circuito, localizado no Centro Histórico, preserva a memória dos antigos carnavais com o desfile das bandas de sopro, percussão, afoxés e blocos de mascarados. É um ambiente ideal para as crianças e para quem deseja uma festa mais tranquila.

Principais atrações: Os afoxés Olorum Baba Mi e o Luaê saem no domingo. Mas vale lembrar que o Olodum, na noite de sexta, e o Filhos de Gandhy, no domingo à tarde, iniciam seus desfiles neste circuito, pois é o endereço das sedes destas agremiações.

O Olodum saiu de sua sede no Pelourinho para desfilar no Circuito Osmar, na sexta à noite

Vai para o Batatinha? Veja os horários dos desfiles.

Sediado no trecho que engloba a Praça Castro Alves e a Rua Chile.  No local acontecia o famoso encontro de trios encerrando o Carnaval nas primeiras horas da Quarta-feira de Cinzas. Agora reúne afoxés, grupos de samba e projetos especiais.

Principais atrações: O circuito é ideal para conhecer outros formatos de agremiações como o Afro Liberdade e o Furacão 2001, que desfilam no domingo.

Confira as agremiações do espaço.

Uma homenagem ao criador do Trio Tapajós, os desfiles do circuito ocorrem de Ondina para a Barra, no sentido inverso ao do circuito Dodô. Ele foi criado para dinamizar o trecho, que se tornou o mais badalado do Carnaval, abrindo espaço para atrações que exibem a diversidade da cultura carnavalesca baiana.

Principais atrações:  A programação começa no sábado à tarde. Tem Oficinas de Frevos e Dobrados, Caretas de Cairu e muito mais.

Fique por dentro das atrações do circuito

Criado há cinco anos, faz uma homenagem ao incentivador do desfile de bandas de sopro e percussão na Barra e criador do Habeas Copus. O circuito funciona em um único dia. Este ano será hoje, quarta, 7. O percurso começa no Farol da Barra, seguindo pela Avenida Oceânica e vai até o antigo Barravento.

Principais atrações: Desfile de bandas de percussão e sopro com as marchinhas irresistíveis.

Clique aqui para conferir a programação.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens sobre esse destino: