Fique de olho nestes momentos da Festa de Iemanjá

0
7

Cleidiana Ramos

Fotos: Ascom/Setur

Arte: Cleidiana Ramos

Nesta sexta-feira, 2, o melhor programa do dia é a Festa de Iemanjá, sediada no Rio Vermelho, localidade da orla soteropolitana. A festa é a única no calendário brasileiro a fazer uma homenagem direta a uma divindade das religiões afro-brasileiras, como candomblé e a umbanda, de forma explícita sem nenhum tipo de associação com santos católicos.

Com tantos eventos acontecendo no bairro, no entorno da Casa do Peso, de onde sai o presente principal- depositado em alto mar- e oferecido pelos pescadores da Colônia Z-1,8 pode ficar difícil escolher para onde direcionar as atenções. Mas não se preocupe. O Destinos da Bahia lista aqui três momentos que são imperdíveis, principalmente para quem vai conferir a festa pela primeira vez:

Este é um dos momentos mais emocionantes. É grande a expectativa para saber qual será o formato que vai abrigar as ofertas dos pescadores para a sua padroeira, Iemanjá, e que segue as regras dos segredos do candomblé. Geralmente, a escolha é por uma escultura que lembre algum elemento do mar. Baleia, conchas e até uma réplica da Casa do Peso, sede da Colônia de Pesca, já foram utilizados em outros anos. A chegada é celebrada com fogos e saudações a Iemanjá, a dona da festa.

Tradicionalmente, o barco Rio Vermelho é o escolhido para levar o presente dos pescadores para Iemanjá acompanhado de dezenas de balaios onde seguem os mimos  que foram deixadas pelos devotos. Vale lembrar que, com certeza, agrada à Rainha do Mar o que é biodegradável, como flores, e que não vai poluir o mar ou ameaçar a fauna marinha.

Bares, restaurantes e espaços para shows sediados no Rio Vermelho oferecem programação especial no dia da festa. O ideal é ter garantido o ingresso para o evento escolhido com antecedência. Fuja de cambistas para não passar por aborrecimentos. No mais aproveite esta manifestação cultural tão importante para a Bahia.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens sobre esse destino: