Festival gastronômico traz chefs de todo o Brasil para a Praia do Forte

0
80

Priscila Dórea

Foto: João Ramos/Bahiatursa

Se você está no Litoral Norte, nesse começo de dezembro, pode aproveitar o final de semana para experimentar o melhor da gastronomia brasileira no Tempero no Forte, Festival de Cultura e Gastronomia de Praia do Forte. Com a participação de chefs de todo o Brasil, o festival teve início no dia 30 de novembro e se encerra no próximo dia 10, domingo.  

Com a curadoria da chef Tereza Paim, o festival busca promover o melhor da culinária nacional na Praia do Forte. A cada edição um ingrediente é escolhido para ser homenageado pelos chefs. A farinha, o dendê, o coco, a pimenta e a cachaça foram alguns dos homenageados nos anos anteriores. Este ano, em sua 12ª edição, as frutas tropicais foram as escolhidas.

Gastronomia, arte e música

A atração mais disputada do festival é a Cozinha Show, onde um espaço profissional, aberto ao público, é montado no meio da Vila de Praia do Forte e os chefs convidados ministram as aulas. Depois vem a melhor parte: degustação de tudo que ensinam e apresentam. Muitos restaurantes na Praia do Forte entram na programação do Tempero no Forte e oferecem pratos especiais.

Chefs Tereza Paim, Junior França e Carlos Bento no Cozinha Show | Foto: Divulgação

O evento também conta com a presença de mais de seis associações de artesanato do Litoral Norte,  artistas e artesãos independentes vindos de Salvador e regiões próximas. Lá você encontra de tudo, desde roupas e bijuterias a quadros e luminárias, feitos dos mais variados materiais, como cerâmica, vidro, palha, tecidos e até coco.

E claro, festival que é festival tem que ter música. Além do som regional, o Tempero no Forte também conta com rodas de capoeira, cortejos e samba de roda. A música instrumental tem ganhado destaque no evento nos últimos anos. Nesta edição quem está marcando presença é o MPB de Edno Sá e Matheus Mathiara, o samba do grupo Butukada e o rock embalado pelo blues da banda Os Suspeitos.

Legado do Festival

Em uma iniciativa também da chef Tereza Paim foi criada a A Casa da Farinha, que aproveitando os materiais de uma empresa parceira do evento, criou a possibilidade das famílias da comunidade produzirem derivados da farinha de mandioca no local para que os visitantes possam assistir todo o processo. Essa atividade se tornou um equipamento turístico que reverte toda a renda para a própria comunidade.

Tempero Bahia

Com o crescimento do festival, o Tempero no Forte apresentou uma grande novidade esse ano: o Tempero Bahia. Realizado em Salvador em setembro deste ano, o festival aconteceu em 25 restaurantes e no Passeio Público, trazendo novidades e muitos chefs dando dicas e criando pratos especiais.

Serviço:

O que: Tempero no Forte- Festival de Cultura e Gastronomia de Praia do Forte  

Onde: Vila da Praia do Forte – Litoral Norte

Quando: 30 de novembro a 10 de dezembro

Quanto: Entrada franca

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens sobre esse destino: