Experimente o peixe que deixa o verão baiano ainda mais especial

0
360294

Neste verão da Bahia, especialmente nos finais de tarde, após a praia, ou no barzinho para esquentar a balada, é inevitável encontrar nos cardápios um item delicioso: pititinga. Crocante, pode ser consumida com molho rosê, tártaro ou só com pimenta. O que não muda é o sabor inesquecível.

Também conhecida como manjubinha em outros locais do Brasil, “pititinga” é mesmo o nome que predomina para a Anchoviella lepidentostole , peixe que não passa dos 15 centímetros, na Bahia. No recôncavo, sobretudo no encontro das águas do Rio Paraguaçu com as do mar, em cidades como  Cachoeira, São Félix e Maragojipe, ela é muito comum.

A pititinga é aquele tipo de comida, especialmente na forma frita, para servir como entrada, mas vale lembrar da moderação. Do contrário, é fácil perder o controle, pois bem preparada ela seduz o paladar de forma irresistível e aí não sobra muito espaço para experimentar outras delícias da gastronomia dos destinos baianos.

Confira uma das formas de preparo do aperitivo

Ingredientes:
500 gramas de pititinga
2 dentes de alho amassados
Suco de dois limões
Sal a gosto
Pimenta do reino (a gosto)
Farinha de trigo para empanar
Óleo de soja
Um saco plástico limpo

 

Modo de fazer:
Limpe os peixes e depois lave com o suco de limão
Misture o alho, o sal e a pimenta do reino
Coloque a farinha de trigo no saco limpo e vá colocando os peixes embebidos no tempero e no suco de limão fazendo movimentos rotatórios para empaná-los
Quando o óleo estiver quente é hora de fritar

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens sobre esse destino: