Litoral Norte

    0
    51

     

    Praias, belas paisagens e muita história pra contar

    Cleidiana Ramos

    Fotos: Aristides Alves | Arte: Cleidiana Ramos

    O Litoral Norte ou Costa dos Coqueiros é uma região que une belas praias e infraestrutura turística de alto padrão. Os municípios que a integram, como Camaçari e Mata de São João, ficam a pouco mais de uma hora, em carro de passeio, da capital baiana. A localidade consolidou-se como um dos principais destinos turísticos do estado.

    O acesso se dá pela Estrada do Coco, interligada a um trecho que foi pensado para se harmonizar com a paisagem e que é considerado a primeira estrada ecológica do Brasil: a Linha Verde.

    A região também é conhecida como Costa dos Coqueiros.

    A ligação rodoviária fica logo depois do Aeroporto Internacional de Salvador, o que facilitou a instalação de uma rede hoteleira de alto padrão representada, principalmente, pela que foi instalada em Costa do Sauipe, unindo hotéis e resorts.

    É também nessa região que fica o Projeto Tamar – ICMBio, criado em 1980. A iniciativa pioneira tem reconhecimento internacional no combate à extinção das tartarugas marinhas, envolvendo pesquisadores e comunidades locais. O Tamar atua em uma área formada por 1.100 quilômetros de praias, distribuídas por 25 localidades onde ocorrem alimentação, desova, crescimento e descanso de cinco diferentes espécies desses animais.

    Costa

    As praias do Litoral Norte são conhecidas por suas águas calmas e piscinas naturais, além de lagoas e rios como Jacuípe, Pojuca e Joanes. As temperaturas variam, em média, de 23º a 25º.

    A extensão e a diversidade de praias são impressionantes. A região, inclusive, é a que interliga Bahia e Sergipe, começando em Lauro de Freitas e terminando em Mangue Seco.

    A região é ainda conhecida pela variedade no campo da gastronomia, embora o destaque fique para os peixes e crustáceos. As moquecas, ensopados, saladas e também massas acompanhadas de frutos do mar enriquecem a rede de restaurantes espalhados pelas várias localidades desse destino.

     

     

     

     

     

     

     

    SHARE
    Next articleCosta do Dendê