Costa do Dendê

    0
    149

     

    Dez motivos para te fazer conhecer a Costa do Dendê

    Cleidiana Ramos

    Fotos: Aristides Alves | Arte: Cleidiana Ramos

    #01 Região privilegiada

    São 115 km de litoral com recursos naturais encantadores. Está situada entre a foz do Rio Jaguaripe e a Bacia de Camamu, no baixo sul baiano. Monumentos históricos se unem a uma estrutura turística que oferece áreas para a prática de esportes radicais, além de polos industriais como a produção do precioso azeite, feito com dendê, que dá o toque diferenciado à culinária baiana. Como área voltada para o turismo, é formada pelos municípios de Cairu, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença.

    #02 Diversidade

    Praias com águas transparentes formando piscinas naturais são constantes na região, assim como ilhas e manguezais que possibilitam uma vasta oferta de mariscos – siris, camarões, pitus, ostras e lambretas –, temperando a gastronomia local. Tem regiões com características ideais para navegação a vela, mergulho e pesca, além de cachoeiras imponentes.

    #03 Cairu: município arquipélago

    Essa característica de Cairu é única no Brasil. São 26 ilhas na região, com temperatura média anual variando de 25° a 30° C, 452, 9 km² de extensão e uma população estimada em 18 mil habitantes. Dentre as ilhas, destacam-se Cairu, Tinharé e Boipeba. Em seus domínios ficam desde a badalada Morro de São Paulo até a tranquila Moreré. O local já foi escolhido pela Embratur como um dos principais destinos brasileiros preferidos pelo público internacional, ao combinar sítios históricos do século XVII com os naturais. Vale visitar, por exemplo, o Convento de Santo Antônio, uma joia do Barroco brasileiro, além da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

    #04 Morro de São Paulo

    Fortaleza histórica, destino romântico, balneário com baladas e espaço para a prática de esportes radicais, Morro de São Paulo é um dos destinos mais procurados da Bahia. Situado a 60 km de Salvador, no arquipélago de Tinharé, é dividido em cinco praias com características especiais. A Primeira Praia é o palco do surf. Já na Segunda Praia acontecem as principais baladas. Quem gosta de tranquilidade deve fazer a opção pela Terceira Praia. Piscinas naturais são o principal atrativo da Quarta Praia. Já a Quinta Praia é conhecida pela sua capacidade de encantar devido às belas vistas que oferece.

    #05 Valença

    Estima-se que os primeiros colonos portugueses chegaram ao território de Valença, até então ocupado pelos índios tupiniquins, a partir de 1557. Inicialmente, integrava a capitania de São Jorge dos Ilhéus, e do ponto de vista administrativo esteve subordinada à Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. O desenvolvimento da região ficou estagnado por um longo período até que, em meados do século XVIII, ganhou um novo impulso. Com população estimada em pouco mais de 96 mil habitantes, é o principal acesso à Ilha de Tinharé, que concentra a infraestrutura turística da Costa do Dendê. O município é o principal produtor baiano de camarão em cativeiro e tem ainda como atividade econômica o beneficiamento de cravo-da-índia, pimenta-do-reino e azeite de dendê. É também conhecida como polo de fabricação artesanal de embarcações.

    #06 Boipeba

    Uma das ilhas do território de Cairu, Boipeba é o segundo destino mais procurado da região depois de Morro de São Paulo. Seu mais importante trunfo é a oferta de tranquilidade em meio aos belos cenários, ideal para quem deseja descansar. A Igreja do Divino Espírito Santo é o principal monumento histórico da simpática vila, com moradores que prezam pela manutenção de um turismo biossustentável.

    #07 Moreré

    Situada entre as localidades de Velha Boipeba e Ponta dos Castelhanos, foi descoberta recentemente por turistas que desejam interagir completamente com a natureza, longe da badalação dos points mais conhecidos. Oferece piscinas naturais, mergulho para admirar corais e até alimentar os peixes. É um recanto completamente reservado em relação à badalação característica de Morro de São Paulo.

    #08 Galeão

    Vila de pescadores onde fica a igreja mais antiga do arquipélago. Erguida em 1644, é dedicada a São Francisco Xavier. O adro do templo oferece uma bela visão da Ilha de Tinharé. Atualmente, a localidade é conhecida pela vasta produção de piaçava e dendê. Outro monumento importante é o casarão “Quatro Estações”, construído no século XIX.

    #09 Fortaleza do Tapirandu

    Conhecida como o Forte de Morro de São Paulo, é um dos maiores conjuntos defensivos do Brasil. São 678 metros com resquícios do que foi a muralha tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

    #10 Roteiro de Esportes

    Quem gosta de esportes aquáticos vai se derreter pela Costa do Dendê. As condições geográficas locais permitem uma série de atividades: esqui aquático, windsurfe, canoagem, além de mergulhos com guias. Em Morro de São Paulo está um dos maiores equipamentos para queda livre sobre o mar: a Tirolesa, com 57 metros de altura e 347 metros de comprimento.

    SHARE
    Previous articleLitoral Norte
    Next articleChapada Diamantina