Costa do Cacau

    0
    52

     

    Costa do Cacau seduz com belas praias e referências literárias

    Susana Rebouças

    Fotos: Aristides Alves

    A Costa do Cacau é um dos destinos mais procurados pelos que vêm à Bahia, afinal o passeio oferece do radical ao sossegado. Tem de bares badalados a bons hotéis para descanso, além do belo cenário das fazendas de cacau e os locais por onde circulam os personagens do escritor Jorge Amado (1912-2001).

    De Itacaré a Canavieiras, são mais de 200 quilômetros de praias com areias claras, águas azuis, extensa área com rios, cachoeiras, lagoas e boa parte da Mata Atlântica. A Costa do Cacau conta também com arquitetura dos séculos XVIII e XIX ainda preservada, o que remete a parte importante da história nacional, relembrando o período da produção e exportação cacaueira, quando esta era a principal atividade econômica da região.

    Itacaré é uma das belas praias da região.

    Natureza

    As praias paradisíacas da Costa do Cacau possuem excelente infraestrutura turística. Cinco delas, localizadas em Itacaré, fazem parte do ranking das 25 melhores do Brasil.

    Outro aspecto que conquista quem conhece a Costa do Cacau são as belezas naturais encontradas em Santa Luzia. A cidade abriga cavernas, rios, cachoeiras, poços, lagoas e paredões de rocha. É um excelente destino para o ecoturismo.

    Em Una, um dos programas mais procurados é o banho de lama negra, que tem propriedade medicinais. E a vizinha Uruçuca ganha também por suas águas escuras, que despertam a curiosidade dos visitantes.

    Os rios, cachoeiras e corredeiras de Itacaré são um convite para esportes radicais como raftin, rapel e canoagem. Já em Una, andar por uma passarela suspensa na copa das árvores, a mais de 20 metros de altura e com 100 metros de comprimento, de onde se pode observar a Mata Atlântica, é uma das maiores aventuras para viver na Costa do Cacau. As praias da região ainda são próprias para mergulho, surf e vela, por exemplo.

    Jorge da Bahia

    Jorge Amado nasceu em Itabuna e fez da região o cenário de vários de seus romances. Gabriela, Cravo e Canela, São Jorge dos Ilhéus e Terras do Sem-fim imortalizaram Ilhéus. Hoje a cidade conta com roteiro turístico inspirado nas obras do autor.

    Jorge Amado divulgou a região por meio da literatura. Foto: Divulgação.