Costa das Baleias

    0
    10

     

    Costa das Baleias oferece roteiros de paraíso

     

     

     

     

     

    Cleidiana Ramos

    Fotos: Aristides Alves | Arte: Cleidiana Ramos

    Se existe a concretização do imaginário sobre o paraíso na vida real, a Costa das Baleias é uma forte candidata ao posto. Localizada no extremo sul da Bahia, a região é a capital do ecoturismo baiano. Praias de águas cristalinas, santuários de recifes, refúgio e berçário das baleias jubarte são algumas das preciosidades do roteiro.

    Além das belezas naturais, os municípios de Alcobaça, Caravelas e Prado possuem patrimônio arquitetônico que também encanta. A praia de Barra do Cahy é considerada o local onde aconteceu o primeiro contato entre portugueses e indígenas em 1500. Por considerar a região sem condições ideais para atracar, eles navegaram em direção a Porto Seguro.

    A região é conhecida pelos belos cenários naturais. Foto: Divulgação.

    O arquipélago de Abrolhos abriga a maior biodiversidade de todo o Atlântico Sul. No local fica um parque, onde é possível fazer uma visita guiada por fiscais do Ibama. São 60 quilômetros de extensão entre a costa de Prado e o litoral de Nova Viçosa. Nesse trajeto, o desembarque de grupos é permitido apenas na Ilha Siriba.

    Das 26 espécies de aves marinhas que foram catalogadas em Abrolhos, apenas quatro têm ponto fixo no arquipélago: atobá, piloto, grazina e fragata. Mas o local recebe outras espécies migratórias para o seu período de reprodução.

    Outra atividade imperdível na Costa das Baleias são os mergulhos que permitem apreciar o festival de beleza e cores do fundo do mar. Com clima tropical, a região tem temperaturas que permitem passeios por praticamente todo o ano. Uma opção para aproveitar todas as maravilhas é fechar um pacote turístico com agências especializadas.

    Como chegar:

     

     

     

     

     

    SHARE
    Previous articleCaminhos do Oeste
    Next articleSalvador