Conheça o carnaval de máscaras de Maragogipe

0
46

Priscila Dórea

Foto: Divulgação

Misturando carnaval europeu e swing baiano, o Carnaval de Maragogipe, no Recôncavo da Bahia, têm fantasias e máscaras como principal marca de sua festa. Tombado como patrimônio imaterial da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) em 2009, o Carnaval de Maragogipe acontece esse ano de 10 a 13 de fevereiro.

As fantasias mais populares são as de colombina, pierrô e arlequim remetendo aos carnavais do século 19. A cada ano as fantasias surpreendem os visitantes pela sua criatividade. Até mesmo famílias inteiras se fantasiam juntas, garantindo a diversão.

O tema desse ano é “Super-Herói da Folia” e o circuito da festa estará decorado com essa temática. Considerado um dos carnavais mais tradicionais da Bahia, o carnaval de Maragojipe ainda conta com concurso de fantasias e o Bloco das Almas, que sai às ruas à meia-noite do primeiro dia da folia avisando a moradores e visitantes que a festa está prestes a começar.

Você sabia?

Charanga é uma banda normalmente composta por instrumentos de sopro, apesar de algumas incluírem timbales (tambores menores e mais agudos). No Brasil as charangas se popularizaram nos estádios de futebol animando a torcida, tocando os hinos dos clubes, sambas e marchinhas de carnaval. A mais popular dos clubes brasileiros era a do Flamengo, a “Charanga do Jaime”, que se apresentou durante anos nos jogos do time, sob a tutela do músico Jaime de Carvalho.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens sobre esse destino: