Conheça a história do Elevador Lacerda

0
62

Priscila Dórea

Fotos: Divulgação

O primeiro elevador urbano do mundo, o Elevador Lacerda,  é um dos mais icônicos cartões postais da Bahia. Com duas torres, quatro cabines, 73,5 metros de altura e capacidade total para 128 pessoas, o equipamento, que foi inaugurado dia 8 de dezembro de 1873, dia de nossa Senhora da Conceição da Praia,  vai atingir, no ano que vem, a marca de 145 anos de atividade.

O Elevador Lacerda é principal ligação da Cidade Alta com a Cidade Baixa de Salvador, assim como a mais rápida. Ele liga a Praça Thomé de Souza e o Pelourinho, à Praça Cairú, no bairro do Comércio.

Idealizado pelo empresário Antônio Lacerda, o elevador foi construído com a ajuda de seu irmão, o engenheiro Augusto Frederico de Lacerda e teve o financiamento feito por seu pai, Antônio Francisco de Lacerda. A construção teve início em 1869, e se tornou um enorme desafio para a engenharia na época. Inaugurado em 1873, o elevador só tinha uma das torres e levava o nome de Elevador Hydraulico da Conceição da Praia, popularmente chamado de Elevador Parafuso.

Ele se tornou um sucesso da engenharia, mas inicialmente não rendeu lucro aos criadores. Por indicação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), em 1896, ele passou a se chamar Elevador Antônio de Lacerda. Alguns anos depois, em 1906, ele foi reformado e ganhou um sistema elétrico e a torre se tornou mais larga na base.

Em 7 de setembro de 1930 a segunda torre do elevador foi inaugurada e uma reforma geral foi feita dando ao conjunto arquitetônico um estilo art déco. Um vão de 71 metros liga as torres e a altura do elevador permite que ele passe pela Ladeira da Montanha, o que também foi considerado um feito incrível para a engenharia do século 19.

Em 1955 ele foi apropriado pela Prefeitura e em 1961 novas cabines foram instaladas, o tornando mais rápido e dobrando a capacidade de passageiros de 16 para 32. Hoje ele funciona 24 horas por dia,  transportando uma média de 750 mil pessoas por mês, em uma viagem que dura 22 segundos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens sobre esse destino: