Conheça detalhes sobre Itapuã que recebe festa nesta quinta

0
42
Na foto: Foto: Mateus Pereira/AGECOM
  • Priscila Dórea

Foto: Mateus Pereira/AGECOM

Um dos mais antigos festejos de Salvador, a Lavagem de Itapuã, terá seu início nas primeiras horas da madrugada do dia 1º de fevereiro. O Bando Anunciador segue pelo bairro com cânticos alegres, anunciando a festa. A partir daí é só aproveitar:

A festa nasceu da devoção dos pescadores a Nossa Senhora. A partir da década de 1970, as celebrações católicas- missa e procissão- foram retiradas da comemoração por decisão da hierarquia da Igreja Católica. A  lavagem é realizada sempre na quinta-feira antes do Carnaval.  

Farol de Itapuã | Foto: Divulgação

Nascido de uma vila de pescadores, o bairro de Itapuã é dono de um charme irresistível e, com o passar dos anos, se tornou um popular ponto de veraneio. Hoje é um dos bairros mais populosos de Salvador. A localidade foi um dos cenários usados por Jorge Amado em  Dona Flor e seus Dois Maridos  e residência para um dos amigos mais próximos do autor, Dorival Caymmi, que foi homenageado tendo seu nome colocado em uma das principais avenidas do bairro.

Itapuã foi inspiração para várias músicas e poemas. Uma canção em especial, Tarde em Itapuã, composta por Vinicius de Moraes e Toquinho, espalhou pelo mundo as delícias de se passar uma tarde na localidade. 

Quer saber mais sobre as belezas de Itapuã? Então conheça os encantos da Lagoa do Abaeté

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens sobre esse destino: