Casa da Torre é símbolo do poder de Garcia D’Ávila

0
100
Monumento conta parte da história da Bahia. Foto: Fundação Garcia D´Ávila | Divulgação

Priscila Dórea

Fotos: Divulgação

Nascido em 1528, Garcia de Souza D’Ávila, filho não assumido de Thomé de Souza, trilhou seu caminho para o sucesso a partir do momento em que recebeu o primeiro salário de $4 pela venda de duas vacas. Ele pode ter tido a sorte de não ter recebido feijões mágicos em troca como o João da famosa história, mas ainda assim encontrou um gigante em sua vida: a Casa da Torre.

Erguida em 1550, a Casa da Torre, também chamada Torre Singela de São Pedro de Rates, foi a primeira construção fortificada da Bahia, servindo muitas vezes como unidade de proteção e residência de Garcia e sua família. Depois de apenas sete anos de sua construção, Garcia D`Ávila já era um dos homens mais poderosos da Bahia.

Casa da Torre em Praia do Forte.

O castelo é na verdade uma mansão senhorial – no estilo manuelito, de uso comum na época por Portugal nas suas possessões ultramarinas – feita de pedra e cal. É um pedaço de um grande morgado feudal que começou a se expandir no século XVI.

A Casa da Torre servia para vigiar o sertão de um lado e resistir aos ataques de indígenas revoltados caso eles viessem pelo mar. Teve uma expressiva contribuição ao poder militar baiano e se expandiu ainda mais à custa de guerras contra os índios e escravos que trabalhavam na colheita de cana-de-açúcar e na criação de animais. Essa expansão também tinha como grande motivação a busca por minas de prata, mas só foram encontradas as de salitre.

Já no século XX, em 1938, ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na década de 1980, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) criou um projeto de restauração, e o imóvel, nas mãos da iniciativa privada, deu origem à Fundação Garcia D’Ávila.

Hoje, além de ser um Centro Cultural e Museu Histórico, é um dos grandes pontos turísticos do Litoral Norte, onde além de turismo também se realizam sessões fotográficas e cerimônias de casamento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here