Aproveite o verão, mas proteja seu corpo para curtir o melhor da estação

0
22

Priscila Dórea

Fotos: Divulgação

O verão é a estação do ano preferida entre os brasileiros. Verão é férias, carnaval e sol. Muito sol. Por isso é necessário tomar cuidado para que a passagem desta estação deixe apenas boas lembranças.

#01 Água salgada, água doce, água de coco, água mineral…

Água nunca é demais no verão. Se já devemos beber uma média de dois litros de água por dia, quando o tempo esquenta de verdade é recomendado que essa quantidade aumente. Cerveja e refrigerante não exatamente contabilizam nesses litros, mas água de coco conta bastante.

Outra coisa importante é sempre tomar banho de água doce depois de sair do mar. Além de queimar a pele com mais facilidade, o sal e a areia tendem a ressecar a pele.

#02 Uva, pêra, maça, salada mista…

Não é preciso necessariamente viver de frutas quando o verão chega, mas evitar comidas gordurosas e que “pesam” no estomago é necessário. Ainda mais nos dias que resolver passar pegando bronze ou desbravando montanhas em trilhas com temperatura de 40°. Por ter muito liquido, frutas sempre são uma boa pendida para forrar o estomago e, na duvida de qual escolher, porque não uma salada de frutas?

#03 Raios UV podem te bronzear, mas cuidado com eles…

Ter aquele bronze de verão pode parecer tentador, mas correr atrás dele pode te trazer graves problemas de pele. Saber qual fator de filtro solar e bronzeador usar é muito importante. E isso vale para qualquer cor de pele.

É um grave engano achar que peles negras não se queimam fácil ou que elas não sofrem com o sol. Ainda que possuam maior quantidade de melanina e por isso um pouco mais de fator de proteção natural aos raios UV, o uso de filtro solar é extremamente necessário, preferencialmente os de fator FPS 30.

Câncer de pele, insolação, queimaduras e manchas não escolhem cor de pele.

Importante: o uso de filtro solar vale não apenas para os dias a beira mar, piscina ou laje, mas para todos os dias. O sol que te bronzeia na praia é o mesmo que te queima a caminho do mercado e do trabalho.

#04 O dia todo embaixo do sol na praia? Não!

É importante levar a sério os horários recomendados, principalmente as crianças. As horas em que o sol mais esquenta estão entre as 10 horas e 16 horas, mas isso não quer dizer que você necessite fugir da praia nestes horários. Reforçar o filtro solar, beber água e passar um pouco mais de tempo embaixo do sombreiro já é o suficiente para não sofrer tanto com os raios UV.

Você sabia?

Aconteceram inúmeras tentativas de criação de um protetor solar durante séculos. Porém, só em 1944, um filtro solar efetivo foi criado. Naquele período, a Segunda Guerra Mundial aterrorizava o mundo e os soldados sofriam queimaduras solares nos campos de batalha. Foi o farmacêutico Benjamin Greene, no forno de casa, que criou uma substância viscosa e vermelha chamada “red vet pet” (Red Veterinary Petrolatum – Petrolato Veterinário Vermelho) similar à vaselina. Greene testou em sua própria calvície e então o primeiro filtro solar foi criado.

Vai aproveitar o verão acampando? Confira nossas dicas e Entre no pique da moda camping

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens sobre esse destino: