Aproveite este guia para curtir ainda mais a Lavagem do Bonfim

0
98

Cleidiana Ramos

Foto: Tatiana Azeviche/Secom Gov. Bahia

Arte: Cleidiana Ramos

Na próxima quinta-feira, 11, acontece a mais famosa dentre as festas de largo da Bahia: a Lavagem do Bonfim. São oito quilômetros seguindo um cortejo formado por baianas, que levam quartinhas com água de cheiro para purificar o adro da igreja, e foliões-devotos, ou seja, gente que aproveita para festejar enquanto cumpre sua devoção ao Nosso Senhor do Bonfim. Esta parte dos festejos, que prosseguem até domingo, mas com ritos católicos, é um dos mais bonitos espetáculos culturais que a capital baiana sedia.

No encontro entre o candomblé e o catolicismo, que predomina na maior parte dos festejos de largo da Bahia, o Senhor do Bonfim está associado a Oxalá, o mais velho dos orixás e que veste branco. Por isto esta é a cor oficial da festa.

Em meio à animação é importante tomar alguns cuidados, pois parece fácil, mas chegar até o alto da chamada Colina Sagrada, após um percurso iniciado na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, leva, em média, quatro horas. O esforço é atenuado pelo som das bandas de percussão, charangas, o berimbau dos grupos de capoeira e o afoxé dos Filhos de Gandhy, mas tem alguns cuidados que são essenciais, principalmente se você, visitante, está estreando na Lavagem.

Serviço: Lavagem do Bonfim- Saída do Cortejo às 8 horas da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Comércio, em direção à Basílica do Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa.

Seguindo as dicas abaixo você pode aproveitar ainda mais esta festa.

 

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens sobre esse destino: